quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Algumas coisas sobre sistema solar

Amanda Rodrigues

O que compõe um sistema solar?
O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.
Formação do Sistema Solar
A formação do Sistema Solar remonta há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. De acordo com astrônomos, o Sistema Solar foi formado a partir de uma mesma nuvem de poeira e gás. Esta nuvem é conhecida como Nebulosa Solar Primitiva. Em algum momento ocorreu um colapso desta nuvem, provocando o fim do se equilíbrio gravitacional e gerando sua contração. Foi a partir dai que teve início a formação do Sistema Solar.
Os planetas
Existem oito planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter,Vênus, Saturno, Urano e Netuno. Até agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porem, a União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetoide.
Muitos destes planetas podemos visualizar a noite a olho nú ou com a ajuda de um telescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua (satélite natural do nosso planeta), que gravita ao redor no planeta Terra.
Os asteroides
Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos asteroides que variam de tamanho, podendo ser até mesmo minúsculos. Os asteroides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poeira cósmica e gelo.
Os cometas Historiadores e paleontólogos acreditam que foi a queda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. O impacto de um cometa, de grandes proporções, poderia provocar danos incalculáveis ao nosso planeta.
Elaborar um questionário sobre astronomia.
O que é astronomia?
Quantos tipos de astronomia tem? E quais são?

2 comentários:

  1. Agora que sabemos o que é um sistema solar, tenho outras perguntas. Como por exemplo:

    1. O que é um planeta extrasolar?
    2. Quais os tipos mais comuns de estrelas que possuem planetas ao seu redor?
    3. Quais os prováveis planetas extrasolares mais próximos de nosso sistema solar? Seus nomes e características?

    ResponderExcluir
  2. Mercúrio - Com 4878 quilômetros de diâmetro (0,382 vezes o da Terra), Mercúrio é o menor planeta do sistema solar. Mas também, é o mais rápido e o mais próximo do sol, do qual dista quase 59 milhões de quilômetros. Mercúrio não tem satélites e sua distância até a Terra é de 91 700 000 km (mínima) ou 218 900 000 km (máxima).

    Vênus - Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol (108 milhões de quilômetros), situado entre Mercúrio e Terra. Visto da Terra, é o astro mais luminoso, depois do Sol e da Lua. É a primeira "estrela" a brilhar ao anoitecer, e é chamada popularmente de Estrela Vésper, Estrela Vespertina, Estrela Matutina, Estrela d'Alva ou Estrela do Pastor.

    Em tamanho, assemelha-se à Terra, com 12 300 quilômetros de diâmetro. Alguns astrônomos acreditam que, apesar da atmosfera rarefeita, poderia conter formas de vida. Ele gira em torno de si em 117 dias terrestres, mas em sentido inverso ao dos outros planetas. O movimento de translação, a 35 km/s, leva 225 dias.

    Terra - A Terra é um planeta pequeno e sólido que gira em torno do Sol, junto aos demais astros do Sistema Solar. Uma grande parte da Terra é coberta pelos mares e oceanos – é a chamada hidrosfera. A camada mais externa, a atmosfera, é formada por gases. O oxigênio existente na atmosfera e a água líquida tornam possível a vida em nosso planeta. Essa vida, representada pelos seres humanos, animais e vegetais, forma a biosfera.

    Lua - A Lua possui uma inclinação de 5,1454°.
    O diâmetro equatorial da Lua é de 3.474,8 km.
    A área da superfície da Lua é de 3,793 x 10 7 km².
    Sua massa é de 7,349 x 10 22 kg.
    A atmosfera da Lua é composta por: Hélio (25%), Neônio (25%), Hidrogênio (23%) e Argônio (20%) e traços de dióxido de carbono, metano e amoníaco.

    Marte - Com um diâmetro de 6750 quilômetros, seu volume é sete vezes menor que o da Terra. Sua atmosfera é bastante rarefeita, enquanto a temperatura varia ao redor de 0º C.

    Júpiter - Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com um diâmetro de 144.000 quilômetros, é quatrocentas vezes maior e mais volumoso que a Terra. Encontra-se a 779 milhões de quilômetros do Sol. Seu ano tem a duração de quase 12 anos terrestres. A rapidez com que gira em torno de si mesmo permite-lhe completar uma rotação em 9 horas e 55 minutos.

    É composto principalmente por hidrogênio e a atmosfera compõe-se de amônia e metano, o que torna bastante semelhante a uma bola de gás. Sua temperatura é de -130ºC.

    Saturno - Saturno é o sexto dos planetas do sistema solar, é o segundo maior depois de Júpiter, pela massa e volume, e é o menos denso de todos os planetas. Leva 29 anos para completar ao movimento de translação (em torno do Sol), e gira sobre si mesmo em 10 horas e 14 minutos.

    Saturno não possui superfície sólida e é envolvido por uma atmosfera densa, à base de hidrogênio e hélio, aos quais se juntam metano e amônia, que são provavelmente os componentes presentes em proporção maior nas nuvens. A temperatura é aproximadamente de -180ºC. No centro de Saturno existiria um núcleo denso, rochoso, de aproximadamente 12.000 km de raio.

    ResponderExcluir